Um relato nas redes sociais foi o start ativado por Vanessa Lima, hoje conhecida como a ‘Vanessa do Mila’ para fundar o Movimento. Ela saiu da sua condição de vítima, para se tornar sobrevivente de abuso sexual infantil. Sua experiência traumática foi o elo que uniu sua luta ao ativismo. Nascia então, em março/2019, o MILA Movimento Infância Livre de Abusos.
Em março de 2020, uma ano após o surgimento do movimento, a primeira cartilha Mila de prevenção ao abuso sexual infantil é desenvolvida em parceria com a Dra. Paula Mary, delegada de Polícia Federal/RJ
Em 2021 o Mila Reino Unido, através de sua representante Moema Pimentel, colabora ativamente na criação da Cartilha da Criança no Reino Unido, em parceria com os Grupos Mulheres do Brasil de Nova York, Barcelona, Paris e Londres.
EM Abril/2021 o MILA Movimento Infância Livre de Abusos, que até então era um movimento informal, se torna uma instituição constituida por CNPJ, se tornando oficialmente o Instituto Mila. Consulte o Estatudo do MILA aqui.
Atendendo ao chamado da Rede Solidária BH, Vanessa do Mila parte em viagem a região Norte de Minas Gerais para um mapeamento de casos de abuso naquela região. Inúmeras situações são levantadas, e as providências tomadas. Um trabalho de conscientização vem sendo desenvolvido nas localidades.
Em 2021, num projeto bastante ousado, o Mila cria a campanha “E SE FOSSE SEU FILHO”. Juntamente com o apoio da Dra. Nicole Perim (Delegada de Polícia Civil/MG), iniciam a execução das ações que levariam a mensagem pelas ruas de Belo Horizonte, estampadas no formato ‘backbus’ em alguns ônibus. A importante adesão de apoiadores fizeram a ideia sair do papel e ganhar as ruas da capital mineira, marcando assim o Maio Laranja em nossa cidade.
Junho de 2021 o Mila, em parceria com o Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte), coloca nas ruas de BH/MG uma grande campanha de conscientização nos ônibus, nos principais corredores da cidade. Tema da campanha: “Às vezes o abuso está na sua frente e você não vê”.
MILA - PROJETO VENCEDOR EDITAL REDE SOLIDÁRIA BH/2021outubro de 2021
O Instituto Mila, juntamente com mais outros 105 projetos, participam do 2º Edital da Rede Solidária BH. Fica entre os 5 finalistas e vence o Edital em 1º lugar com 97,8 pontos. Prêmio recebido: R$10.000,00 (Dez mil reais).
O MILA, através da sua fundadora, é convidado à participar da Audiência Pública com a finalidade de debater, aperfeiçoar e avançar no andamento do Projeto de Lei nº 3.890/2020 – Estatuto das Vítimas. A instauração do grupo de trabalho levou em conta a necessidade de criação de um instrumento legislativo destinado à defesa dos interesses de pessoas vitimadas física, emocional ou economicamente pela prática de crimes ou pela ocorrência de desastres naturais ou epidemias. Considerou-se, portanto, o importante papel do colegiado na verificação, propositura de políticas e indicação de providências ou mecanismos que visem à tutela das vítimas, a fim de impedir que os danos eventualmente experimentados se prolonguem no tempo e defluam em injustiças sociais. Atentou-se, ainda, à relevância de políticas legislativas direcionadas a direitos humanos, sobretudo a edição de normas alinhadas às políticas de direitos humanos prestigiadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Vanessa do Mila, lança pela Editora Ramalhete o livro "O Escuro Me braça". Uma importante ferramenta para pais e educadores, onde o foco é mostrar o quanto as famílias ainda negligenciam suas vítimas.
FRENTE PARLAMENTAR JUNTOS CONTRA A PEDOFILIAmaio de 2023
O INTITUTO MILA recebe com imensa satisfação e orgulho o convite para se tornar membro efetivo da Frente Parlamentar Juntos contra a Pedofilia. Vanessa do Mila, fundadora do Instituto, passa a integrar a comissão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pela Deputada Delegada Sheila.
Membros da comissão:
Deputada Estadual Delegada Sheila: Presidente - Delegada de Polícia e Deputada Estadual
- Dr. Casé Fortes: Presidente de Honra - Promotor de Justiça na Comarca de Divinópolis
- Deputada Estadual Alê Portela
- Dr. Ângelo Ramalho - Delegado de Polícia de Crimes Cibernéticos
- Dra. Cristiana Pereira Gambassi Angelini - Delegada de Polícia e Chefe da Divisão de Crimes Cibernéticos
- Deputado Estadual Eduardo Azevedo
- Dr. Eduardo Vieira - Delegado de Polícia e Chefe da Divisão de Orientação e Proteção a Criança e ao Adolescente (DOPCAD)
- Dr. Felipe Ornelas - Delegado Regional da DRPC de Manhuaçu
- Dr. Júlio Wilke - Delegado de Polícia e Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária
- Deputado Federal Delegado Marcelo Freitas
- Dra. Nicole Perim - Delegada de Polícia titular da Delegacia de Crimes contra a Mulher e Crianças de Vespasiano
- Dra. Renata Ribeiro Fagundes - Delegada de Polícia e Chefe da Divisão de Crimes contra a Mulher e Idoso
- Professora Rita de Cássia Cardoso dos Santos Lima - Coordenadora do Programa Quebrando o Silêncio da Igreja Adventista do Sétimo Dia
- Dr. Rogério Greco - Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais
- Dr. Thales Bittencourt de Barcelos - Superintendente Técnico-Científico da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
- Vanessa do MILA - Fundadora do Instituto MILA Movimento Infância Livre de Abusos, escritora e ativista na luta contra o 4bus0 s3xu4l infantil.
Nossa Equipe
Conheça abaixo aqueles que dispõem de seu tempo e habilidade para que o projeto não pare. O nosso fraterno obrigado a todos da equipe!